quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O alto índice de reprovação no Exame de Suficiência demonstra o aumento no grau de dificuldade da Prova do CFC

Durante a confecção do Gabarito Preliminar Extra-Oficial percebemos que o Exame 2015.2 tinha sido um dos mais difíceis. E as estatísticas estão aí para demonstrar isso: o índice de aprovação geral foi de menos de 14% . O que significa que este foi o exame mais difícil da história, ficando atrás apenas da edição 2012.2 (índice de aprovação de 26,1%).
Os dados comprovam o que venho dizendo desde as últimas quatro provas: o Exame está ficando cada vez mais difícil. Infelizmente, 85% dos candidatos terão que refazer a prova em abril.
O custo da reprovação é altíssimo! Não são apenas R$ 100,00 da taxa do exame. O candidato que não  conseguiu ser aprovado também estará perdendo oportunidades. exame do crcSerão mais 6 meses até a próxima prova, 6 meses sem o registro do CRC, 6 meses sem poder assinar e sem poder ser nomeado na maioria dos concursos públicos. (A maioria dos concursos públicos exige registro no Conselho de Classe como requisito obrigatório para a posse).
Então, o que fazer?
Não adianta começar a estudar um ou dois meses antes da prova do CFC. O candidato tem que dedicar mais tempo aos estudos. O importante agora é iniciar um planejamento sério para o Exame de Suficiência 2016.
Também não adianta ficar parado profissionalmente. Enquanto estuda para o CFC 2016.1, o bacharel em Contábeis pode também realizar cursos técnicos da área e se especializar em uma área contábil. É perfeitamente viável o candidato estudar para o Exame de Suficiência ( e ser aprovado!) e, concomitantemente, realizar uma especialização.
Caso deseje prestar concursos públicos, o aluno que ainda não foi aprovado, pode realizar um estudo direcionado para concursos da área fiscal e, nos 2 meses que antecede a prova do Exame de Suficiência, realizar um direcionamento específico. Enfim, só depende de você preencher o seu tempo com atividades que sejam úteis.
Caso a sua base de contabilidade e das matérias cobradas no Exame estejam muito ruins, recomendo o nosso curso mais completo (clique aqui). Caso precise de um curso mais prático, focado na resolução das questões, temos o nosso curso de resolucão de questões.
Faça o seu cronograma de estudos e prepare o seu material. Com dedicação e disciplina, tenho certeza que você conseguirá a aprovação.
“Se estiver disposto a aceitar o fracasso e aprender com ele, se estiver disposto a considerar o fracasso uma benção disfarçada e recuperar-se dele, você tem potencial para dominar uma das fontes mais potentes do sucesso.”– Joseph Sugarman
Fonte: Suficiência Contábil

Um comentário:

  1. Difícil acreditar que apenas 14% foram aprovados no Exame 2/2015, basta acertar metade das questões! Estudei as 4 últimas provas, 1 por dia, foi o suficiente para acertar 42 questões do Exame 2/2016.

    ResponderExcluir