terça-feira, 28 de junho de 2016

Alunos de Contábeis participam de ciclo de palestras




Na quinta-feira (2), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da FUCAMP participaram de duas palestras: uma com o Professor Dr. Lucimar Antonio de ávila, sobre a Contabilidade Tributária, e outra com a professora Dra. Sirlei Lemes, que falou sobre a Convergência da contabilidade brasileira: passado, presente e futuro.
Dr. Lucimar Antônio de ávila, abordou a contabilidade tributária: como ela funciona e como deve ser feito todo o planejamento tributário.
A segunda palestra, que foi ministrada pela Dra. Sirlei Lemes, que inclusive é autora de dois livros que foram adquiridos pela Fucamp para os estudos dos alunos do Curso de Ciências Contábeis, explicou a convergência da contabilidade brasileira para os padrões internacionais, mostrando como ocorreu, quais as mudanças que estão ocorrendo e a previsão de mudanças que ainda estão por vir.
Durante sua palestra, Sirlei enfatizou a importância da leitura aos estudantes do Curso de Contabilidade, e da essencial leitura do CPC ( Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade).
Currículo dos palestrantes:
Professor Dr. Lucimar Antônio de Ávila
(Graduado em Ciências Contábeis (1995) e Especialista em Contabilidade e Controladoria (1997) pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Desenvolvimento Econômico (2002) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Administração de Empresas (2013) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas. É professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia – FACIC/UFU, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia – PPGCC/UFU, Membro do Núcleo de Contabilidade Pública e Tributária da FACIC/UFU. Atualmente dedica-se a pesquisas sobre Contabilidade Pública, Contabilidade Tributária, Governança Tributária e Planejamento e Gestão Tributária).
Professora Dra. Sirlei Lemes
(É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Fez especialização (Visiting Scholar) na University of Urbana Champaign (Illinois, USA) no ano de 1999. É professora da Faculdade de Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de consultoria hospitalar e adoção das Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Coordena pesquisas de iniciação científica financiadas pelo CNPq, FAPEMIG e UFU nas áreas de adoção das IFRS, escolhas contábeis e desenvolvimento de metodologias de ensino em contabilidade internacional. Publicou em 2006, pela Editora Atlas, o livro ‘Contabilidade Internacional: adoção das IFRS 2005’ em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e Fabio Moraes da Costa, em 2010 o livro ‘Contabilidade Internacional para Graduação’ em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e em 2014 o livro ‘Casos para Ensino em Contabilidade Societária’, em co-autoria com Larissa C. Campos, Renata D. S. Alves e Neirilaine S. Almeida. Compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFU e do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP-RP. Aprovou o projeto PET em Ciências Contábeis da UFU (Institucional) e foi tutora de 2011 a 2012. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Categoria 2, do triênio 2014-2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário